É seguro viajar de avião durante uma pandemia?

Primeiro de tudo vale a pena ressaltar que uma pandemia não é o melhor momento para viajar, muito menos fazer turismo.

Mas precisando viajar de avião, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiro, a mascara, indispensável é obrigatória em todos os momentos, no aeroporto e no avião durante toda a viagem. 

No raio X importante manter a distancia entre a pessoa à frente e olhar sério pra quem encosta atrás de você.

Na hora do embarque, os procedimentos foram um pouco modificados. Ao acertar de formarem varias filas, apenas uma é formada e todas as categorias são chamadas, uma após a outra. Ao entrar no avião sempre uma pequena aglomeração é formada para colocar como malas nos compartimentos e o corredor fica ainda tumultuado.

Embarque AZUL

No inicio da pandemia vários modelos de novos aviões surgiram em desenho, sem cadeira no meio, com cadeiras invertidas mas ficou só no papel mesmo. Continua sentando gente na poltrona do meio sim e como a quantidade de voos diminuíram normalmente eles partem mais cheios. 

Durante o voo as companhias que já não queriam servir quase nada ou até vender os lanches a bordo, aboliram de vez o serviço de bordo baseado em uma portaria da Anvisa. Somente água, se você pedir. Nos voos nacionais pelo menos.

O desembarque foi otimizado mas depende da boa vontade dos comissários. É feito agora de fila em fila. Pelo menos evita que todos se levantem ao mesmo tempo e aglomerem por mais de 5 minutos no corredor aguardando a porta abrir.

Viajo por questões familiares desde Junho de 2020, uma vez por mês. Acabei por pegar COVID em Novembro provavelmente na padaria ou no Supermercado perto de casa. Os aeroportos estavam semi-desertos durante todo o primeiro semestre de 2020 mas agora em Janeiro de 2021 ainda estão com cerca de 50% da sua lotação.

Consulte o Guia da ANAC sobre as viagens durante uma pandemia:

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/coronavirus/passageiros-covid/cuidados-ao-viajar