LATAM proíbe alguns tipos de máscaras nos seus voos

Cabine Avião Latam

A Companhia aérea LATAM proibe, a partir de 1o.de Março, o uso de máscaras com válvulas (qualquer modelo), protetores bucais, lenços e bandanas de pano em todos os seus voos devido a baixa eficiência destes.

A ANVISA se juntou e também proibiu a partir do dia 25/03 dentro dos aviões, áreas de embarque e esteiras de bagagem: máscaras de acrilico ou de plástico, com válvulas, lenços, bandanas de pano ou outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção, máscara caseira com menos de 3 camadas e protetor facial (face shield) sem máscara por baixo. (Resolução 477)

Os modelos aceitos pela companhia são:

                    – Máscaras Cirúrgicas;

                    – FFP2 (KN95) sem válvulas;

                    – FFP3 (N95) sem válvulas.

                    – Máscaras de pano (Sem válvulas).

A LATAM informa ainda que não fornecerá máscaras para os passageiros e quem estiver usando um artefato que agora foi vetado será impedido de embarcar.

As máscaras com válvulas, segundo especialistas, protegem quem as usa mas não protegem que está ao redor. Elas são chamadas de “máscaras egoístas” por causa disto. Estas máscaras são mais indicadas para locais com poeira como canteiro de obras.

A companhia Lufthansa também proibiu máscaras com válvula e também vetou máscaras de tecido a bordo dos seus aviões. Nenhuma empresa brasileira de aviação comercial fez essa proibição em território nacional até o momento.